dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/05/2024            
 
 
    

Tradicionalmente utilizada na produção de feno para alimentação de cavalos, a alfafa tem despertado a atenção dos produtores da Serra interessados em diminuir o custo de produção e aumentar a produtividade do rebanho leiteiro. Outra vantagem, é que a forrageira perene garante alimento de qualidade o ano inteiro. “Ela supre um vazio forrageiro na época em que nós não temos pastagens: outono e primavera”, explica o agrônomo da Emater/RS-Ascar de Cotiporã, Valfredo Reali.

O agricultor Lírio Dalmás, de Cotiporã, vem aumentando a área cultivada com alfafa ao longo dos anos e reduzindo o uso de concentrados, que oneram a atividade. O primo, Mauro Dalmás, seguiu pelo mesmo caminho. Em 2011, implantou dois hectares da forrageira, divididos em 20 piquetes para pastoreio. A variedade utilizada é a crioula, que está pronta para o pastejo ou corte a cada 40 dias, em média.

Produtor consegue até 4 litros a mais de leite por vaca/dia

“O momento adequado para o pastejo é antes de a cultura começar a florescer, quando tem o maior rendimento, e que tenha sobra de uns 10 cm para ela ter um maior rebrote”, explica Dalmás.

Ainda segundo ele, para garantir que a produção não seja afetada em caso de estiagem, faz uso da irrigação. “Como a minha propriedade é pequena, eu tenho que buscar o máximo por área, e com a alfafa eu vi que cada vaca teve um incremento de 4 litros por dia, então, sem alfafa eu não teria como me sustentar mais, me tornaria inviável”, afirma.

Com 20 animais em lactação, o acréscimo na produção leiteira chega a 80 litros por dia, uma diferença considerável. O aumento se deve ao alto valor nutritivo da alfafa, que faz com que seja conhecida como a “rainha das forrageiras”. “Nós precisamos cada vez mais de pastagens boas e a alfafa se destaca nesse ponto. As análises indicam que ela tem 25% de proteína, e o produtor consegue chegar a uma alta produtividade. Então vejo esta forrageira, hoje, como muito importante na sustentabilidade da produção de leite”, declara o técnico da Cooperativa Santa Clara, Claudir Vibrantz.

Bem manejado, um plantio pode durar cinco anos ou mais. A forrageira também pode ser utilizada na forma de feno ou ser cortada e fornecida aos animais no cocho. O produtor Rogério Zanella, que tem 23 animais em lactação, optou pelo corte. “Por ela dar mais rendimento e pelas vacas comerem melhor, porque largando no pasto elas pisoteiam bastante, estercam, e assim eu calculo que rende mais”, afirma o agricultor. Após cada corte, ele utiliza adubação química, esterco líquido e cama de aviário.

Para Zanella, a forrageira é sinônimo de produtividade leiteira, proteína e rendimento. Conforme o agricultor, poucas pastagens apresentam o rendimento da alfafa, entre aproximadamente 1kg e 1,5kg por metro quadrado por corte, em torno de 10 a 15 toneladas de massa verde por hectare.

“Com a alfafa, nós conseguimos hoje diminuir o consumo de concentrado, ter um aumento na produção de leite, reduzir o custo e melhorar a saúde ruminal do rebanho”, conclui Vibrantz.

Reportagem originalmente publicada em 30/04/2013

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
andre aleixes
05/05/2013 - 10:22
amigos, o ideal é sempre falar do lado bom e ruim e cada um avaliar a sua viabilidade.
cuidado com o timpanismo. a alfafa contem saponina e é prejudicial aos ruminantes, principallmente com seu consumo em pastejo.
fica a dica

EDISON ANTONIO PIN
06/05/2013 - 08:44
Creio que tomando os devido cuidados em relação ao timpanismo e ao manejo. A alfafa é uma ótima alternativa e que está sendo esquecida da pesquisa e por consequência dos produtores.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Pecuária Leiteira
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada